A escovação

Na primeira consulta, a Dani sempre fala sobre a importância do exemplo. Os filhos se espelham nos pais para formar seus hábitos. Por isso, escove os dentes na frente da sua criança. Quando estiverem na casa de amigos ou familiares íntimos, como os avós, incentive que eles também façam a higiene bucal junto dos pequenos. Uma dica para tornar divertida essa rotina é entregar um pedaço de fio dental para a criança. Permita que ela imite os adultos e brinque de limpar seus próprios dentinhos todos os dias!

Escovar os dentes de bebês pode ser bem desafiador. Mas calma! Cada família acaba encontrando uma maneira de garantir a escovação do seu neném. Se você ainda não descobriu a sua, experimente deitá-lo no trocador ou na cama. Desse jeito a visualização da boquinha fica muito melhor.

Os pais dão o exemplo

Já nas crianças, a higiene será mais eficiente se o adulto, delicadamente, com os dedos limpos, afastar o lábio dos dentes durante a passagem da escova. E mamães e papais de grandinhos, atenção: é muito importante supervisionar a escovação dos seus filhos, principalmente antes de eles irem dormir. Ou seja, a checagem noturna é obrigatória! Até quando? Depende. Então pergunte à dentista.

Educar, incentivar, persistir, ser exemplo...

Tudo isso realmente dá trabalho. Envolve choro, paciência, frustração; mas também risos, alegria e satisfação.

Tenha como meta conhecer cada manchinha dos dentes da sua criança, assim como você sabe onde estão as pintinhas do corpo dela.

Alguns dias não será possível fazer tudo direitinho. É verdade. Mas persista! Saiba que a parte difícil vai passar.

A maturidade virá, e vocês rirão juntos, e se lembrarão com carinho desses momentos de aprendizado — que, aliás, servirão para a vida toda.

Dentes brilhantes em 6 passos

  • 01 - Pouca pasta

    Ponha só um pouquinho de pasta na escova.

  • 02 - Bolinha zum!

    Comece usando a escova para fazer movimentos circulares na face externa dos dentes enquanto imita a Dani dizendo “bolinha, bolinha, bolinha zuuummm”! A criança pode manter os dentes encostados, ou a boca aberta. Mas, nesse caso, lembre-se de realizar o processo nas duas arcadas (na de cima e na de baixo).

  • 03 - Trenzinho

    Agora peça para a criança abrir o bocão e posicione as cerdas da escova na parte dos dentes que usamos para mastigar os alimentos. Movimente-a em vai e vem, e, de forma lúdica, faça de conta que a escova é o trem e os dentes são os trilhos. Vale caprichar na sonoplastia: “Piuííí! Chic, chic, chic...”. A “brincadeira” deve ser feita nos dentes de cima e nos dentes de baixo.

  • 04 - Espuma no espelho

    É hora da bagunça! O espelho do banheiro vai ficar todo respingado de espuma de pasta de dente, e os adultos não podem reclamar. Posicione as cerdas da escova perto da gengiva e arraste-as verticalmente. Na arcada de cima, arraste a escova para baixo. Na arcada de baixo, arraste a escova para cima. Faça isso tanto nas faces internas, como nas faces externas de todos os dentes. A espuma vai rolar solta, mas mentalize que é por um ótimo motivo!

  • 05 - Língua para fora

    Peça para a criança mostrar a língua, e passe a escova sobre ela, de dentro para fora, três vezes. Para marcar a rotina, conte as varridas: “um, dois, três”. A língua deve ficar sem nenhuma sujeirinha branca.

  • 06 - Faça festa!

    Yes! Vocês conseguiram! Os dentes estão bem limpinhos! Comemorem juntos essa vitória.

Hora de ensinar a cuspir

Pense no que significa “cuspir”. Nada mais é que GUARDAR algo na boca e, em seguida, DEVOLVER, certo? Então, antes de ensinar sua criança a cuspir, ensine a ela o que é “guardar e devolver”. Dica: escolha um dos brinquedos favoritos da criança, e peça para ela guardá-lo e depois devolvê-lo para você. Repita a brincadeira com outros objetos, algo que ela reconheça como sendo seu, por exemplo. Quando você perceber que ela entendeu o que é “guardar e devolver”, chegou a hora de ensiná-la a cuspir.

01. Copos marcados

Providencie dois copos transparentes, preferencialmente de plástico. Em cada um deles, demarque um nível (com tinta de caneta) em toda a sua circunferência. Depois disso, adicione água potável aos copos até o líquido atingir essas marcas.

02. Dê o exemplo

Explique a brincadeira à criança: “Nós vamos guardar a água na boca, e depois devolvê-la para o copinho. Temos que puxar um tanto da água do copo com a boca, e segurar o líquido dentro da boquinha com as bochechas infladas. Não podemos engolir nem uma gotinha, porque nossa missão é devolver para o copo toda a água que puxamos. Veja como eu faço”. Então mostre o nível da água na marquinha do seu copo. Puxe a água para dentro da boca e segure, mantendo as bochechas bem infladas. Antes de cuspir, mostre novamente o copo, e sinalize com seu dedo que o nível da água baixou. A seguir, devolva a água ao copo, e mostre para a criança que você conseguiu atingir a marquinha novamente.

03. Agora Juntos

Troque a água do seu copo e convide a criança a participar da brincadeira junto com você. Cada um com seu copinho vai repetir o que você acabou de fazer, com o objetivo de devolver ao copo a quantidade de água que atinja — ou ultrapasse, por causa da saliva — a marca de caneta. Lembre-se de que esse deve ser um processo lúdico, sem cobranças ou pressão. Refaçam a brincadeira quantas vezes quiserem! (E se não der certo hoje, tudo bem. Tentem amanhã. 😉)

04. Comemorem a Conquista

Assim que a criança conseguir devolver ao copo tudo o que guardou na boquinha, ou seja, assim que a água que ela voltar ao copo com a boca atingir ou ultrapassar o nível da marquinha... ela terá aprendido a cuspir direitinho! Viva! Parabéns! Curtam mais esta vitória, e lembrem de compartilhar a experiência com a tia Dani. Ela vai ficar muito feliz por vocês!